O Noroeste está de volta.
O Noroeste está de volta a primeira divisão do futebol paulista. A equipe de Bauru empatou, por 1 a 1, com o São José , no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, pela quinta rodada da Segunda fase da Série A2 do Campeonato Paulista e garantiu sua volta à elite do Paulistão, uma vez que caiu ano passado. E festeja novo acesso no ano do seu centenário de fundação.
A vitória levou o Norusca aos dez pontos, pontuação que não pode ser mais atingida apenas por Guaratinguetá, mas mesmo assim, garantiu a segunda colocação do grupo, pois o terceiro colocado, São José pode chegar até sete.
Por outro lado, mesmo com o empate, o São José ainda tem chances de disputar a primeira divisão. Basta o Guaratinguetá ser derrotado na duas partidas e a Águia derrotar o União São João na última rodada, por uma grande vantagem de gols.
Será hoje?
Precisando da vitória para manter o sonha de se manter com chance de subir para a elite do Campeonato Paulista, competição que não disputa desde 1999, o São José começou a partida tentando pressionar a Locomotiva em busca do primeiro gol.
E antes dos 15 minutos de jogo foram duas chances de gol. Primeiro com Sandrinho, que fez boa jogada individual pelo lado direito, e cruzou para trás, mas em cima da zaga do Norusca. Logo em seguida veio a melhor chance de gol da Águia.
Em cobrança de escanteio do lateral-direito Augusto, o capitão Junior Paulista, testou sozinho, consciente, mas a bola acabou batendo no travessão do goleiro André Luis e indo para fora.
Diferente do adversário, o Noroeste, precisava de apenas um empate para garantir o acesso à elite. Jogando com o regulamento em baixo do braço, a equipe aproveitava a posse de bola e chegava ao ataque por meio da velocidade de seus meias.
Na base da vontade
Esbarrando na forte marcação do meio-campo do Noroeste, o São José não estava bem na partida, chegando poucas vezes ao ataque adversário e por meio de jogadas individuais de seus principais jogadores e foi em uma delas que a Águia abriu o placar.
Aos 36 minutos, o atacante Cleberson recebeu a na entrada da área cortou o volante do Noroeste e soltou o pé, a bola desviou no zagueiro Eder Lima e morreu no ângulo direito do gol de André Luis, que nada pode fazer no lance.
Quase!
Ainda no final do primeiro tempo, o Noroeste quase igualou o marcador. Em cobrança de falta pelo lado esquerdo, Zé Carlos cabeceou e o goleiro Matheus, com a ponta dos dedos e com ajuda da trave, conseguiu tirar para escanteio.
Segunda etapa
No segundo tempo começo como o primeiro, o São José, nos primeiros dez minutos pressionou o adversário tentando o segundo gol. Porém, com cruzamentos para a área, sem trabalhar a bola, levando pouco perigo ao goleiro Andre Luis.
Utilizando a mesma estratégia do São José, o Noroeste tentava o gol de empate através de jogadas de bola parada, mas sempre muito bem defendidas pela defesa da Águia.
Gol do acesso
Depois de 15 minutos sem muita emoção no jogo, o Noroeste conseguiu marcar o gol de empate. Aos 26 minutos, Marcelinho acreditou em uma bola que parecia perdida pelo lado esquerdo e levantou para a área, Zé Carlos subiu mais que todo mundo e testou firme no centro do gol, sem chances para Matheus Cavichioli.
Atrás do placar e praticamente eliminado da briga pelo acesso, o São José tentava na base da pressão marcar o gol que o colocaria novamente com chances de disputar a elite do Paulistão em 2011, mas era insuficiente. O Noroeste estava e volta à elite.
Próximos jogos
Na próxima rodada, a última da competição, os dois times entram em campo no próximo sábado, no mesmo horário, às 19 horas. O Noroeste recebe o Guaratinguetá, enquanto o São José vai até Araras enfrentar o União São João.
Escalações:
São José
Matheus Cavichioli; Augusto (Serginho), Junior Paulista, Lino e Thiago Cristian; Fábio Gomes, Roberto, Vagner e Sandrinho (Renato Santiago); Bebeto e Cleberson (João Paulo)
Técnico: Edson Só
Noroeste
Andre Luis; Thiago, Samuel, Eder Lima e Adilson; Marcelinho, Julio César, Doda (Marcinho) e Rafael Aidar; Cleverson (Willian) e Zé Carlos (Gilmar Fubá)
Técnico: Luciano Dias
Ficha Técnica:
Local: Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos
Público: 7.893 pagantes
Renda: R$ 67.000.00
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões Amarelos: João Paulo, Roberto (São José); Doda, Marcelinho, Gilmar Fubá (Noroeste)
Gols: Cleberson, aos 36’/1T (São José); Zé Carlos, aos 26’/2T (Noroeste)